Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 1 usuário e 18 visitantes online.

Usuários online

  • Regional Santos

Buscar

Vivest informa: Definido reajuste de 2024 para planos de saúde pré-pagamento
em

Reajuste necessário seria maior que 19%, mas Vivest concedeu desconto e aumento ficará no patamar de 16%, a partir do boleto a ser pago em dezembro

O Conselho Deliberativo da Vivest aprovou, nesta quarta-feira (25/10), os reajustes dos planos de saúde pré-pagamento (destinados a aposentados, ex-colaboradores das patrocinadoras e familiares) para 2024. Os reajustes definidos foram de 19,65% para o Essência Pré e de 19,91% para o PES, NOSSO PLAN e Extensive, causados principalmente por inflação médica, custo com adoção de novas tecnologias nos tratamentos e mudança de comportamento das pessoas (aumentando a utilização e optando por planos mais baratos). No entanto, para reduzir o impacto financeiro para seus beneficiários, a Vivest decidiu conceder um desconto sobre as mensalidades de 2024 e o aumento será de 16,06% e 16,32%, respectivamente, seguindo a solicitação do Comitê dos Planos de Saúde Pré-pagos*, o que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo.
 
"Por sermos uma operadora de autogestão em saúde e não termos fins lucrativos e, ainda, considerando o patamar atual dos recursos acumulados nos planos pré-pagamento de saúde, podemos chegar a esse tipo de solução, atendendo às necessidades dos nossos beneficiários", ressalta Luciana Dalcanale, diretora de Previdência e Saúde da Vivest.
 
Os reajustes da Vivest para 2024 ficaram abaixo dos praticados por diversas operadoras de mercado, em torno de 20%, neste ano. Os novos valores começam a ser cobrados nas mensalidades de janeiro de 2024, que são
pagas em dezembro de 2023, já que são planos de pré-pagamento.
 
Entenda como ficará a sua mensalidade:
 
Veja alguns exemplos abaixo (considerando idade de 59 anos):
 
Impactos nos reajustes - Segundo a gerente-executiva de Gestão em Saúde da Vivest, Regina Mello, no último ano, além da incorporação de novas tecnologias nos tratamentos (medicamentos, procedimentos), maior frequência de realização de consultas e exames, inclusão dessas novas tecnologias no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), houve uma mudança no comportamento dos beneficiários de planos de saúde, em geral, que acaba refletindo também na sinistralidade (relação entre as despesas e as arrecadações das mensalidades) das operadoras. "Pela situação financeira, muitos beneficiários optaram por migrar para categorias de planos mais simples, com mensalidades menores, fato observado em todo mercado de saúde, inclusive na Vivest. E isso também desequilibra os planos, ocasionando um aumento nas mensalidades do ano seguinte", explica.
 
Planos Vivest nos últimos 5 anos – Regina destaca ainda que, no acumulado dos últimos 5 anos, os reajustes dos planos da Vivest ficaram abaixo da inflação médica (que mede a variação dos custos médico-hospitalares e considera a frequência de utilização, a variação dos custos de serviços de saúde e a incorporação de novos tratamentos). No comparativo, o índice de inflação médica aumentou 75,61% no período, enquanto os planos da Vivest aumentaram 51,19%. Confira no gráfico abaixo:
 
Diferenças entre os reajustes da Vivest e o divulgado pela ANS
 
A Vivest é uma entidade de autogestão em saúde, que oferece aos beneficiários, exclusivamente, os chamados planos coletivos empresariais, ligados necessariamente às patrocinadoras da entidade. Os reajustes desses planos são anuais e são definidos a partir de estudos atuariais que utilizam em seus cálculos os custos médico-hospitalares ocorridos, as mensalidades arrecadadas, entre outras premissas e projeções atuariais. Depois desses estudos, a proposta de reajuste é apresentada ao Conselho Deliberativo, que deve aprovar o percentual antes de ser repassado aos beneficiários, como ocorreu.
 
Já a ANS define o reajuste máximo dos chamados planos individuais ou familiares, aqueles contratados pelas pessoas físicas diretamente, sem relação com qualquer empresa. Esses reajustes definidos pela ANS, pela legislação, não valem para os planos da Vivest.
 
Atenção!
Os reajustes divulgados não se aplicam aos planos da Vivest na modalidade pós-pagamento, que são aqueles destinados aos empregados ativos das patrocinadoras e seus dependentes diretos.
 
 
*O Comitê dos Planos de Saúde Pré-pagos é formado por beneficiários indicados por entidades representativas.