Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 31 visitantes online.

Buscar

Colesterol
Colesterol é um dos tipos mais importantes de gordura do nosso organismo e está presente em todas as partes do corpo, pois é elemento integrante das células e fundamental na produção de algumas substâncias das quais o correto funcionamento do organismo dependem os sais biliares, a vitamina D e alguns hormônios denominados esteroides.
 
O colesterol é transportado no sangue por “pacotes” chamados lipoproteínas de diversos tipos. Um deles é o HDL (lipoproteína de alta densidade), ou bom colesterol. Já o LDL (lipoproteína de baixa densidade) é o mau colesterol, que pode se depositar nas artérias, aumentando o risco de doenças vasculares. É justamente quando o LDL está elevado que se diz que uma pessoa tem “colesterol alto” ou hipercolesterolemia.
 
Por que é prejudicial?
O colesterol é encontrado nos alimentos (ovos, carnes, leite e seus derivados) e absorvido pelo nosso corpo. Porém, a maior parte do colesterol que dosamos no sangue é produzida pelo fígado. Há diversas alterações no seu metabolismo que resultam no excesso e depósito nas paredes da artérias.
 
Consequências
Na medida em que o colesterol se deposita nas paredes das artérias, diminui o espaço para a passagem do sangue e, com o tempo, algumas delas podem ficar totalmente obstruídas. Com isso, ocorre, por exemplo, o infarto agudo do miocárdio ou a isquemia cerebral conhecida como derrame.
 
Para não chegar a esse ponto, o indivíduo deve procurar a orientação médica precocemente, pois a elevação do colesterol não costuma provocar desconforto até que a situação esteja bastante grave.
 
TRIGLICÉRIDES
Os triglicérides são um tipo de gordura existente no organismo que se deposita na camada gordurosa que reveste o corpo. Ele é produzido, principalmente, a partir dos alimentos ricos em gorduras e hidratos de carbono (açúcares). Os triglicérides elevados podem contribuir para aumentar a taxa de LDL.
 
Quando começar a controlar o colesterol?
O ideal é começar a dosá-lo aos 20 anos de idade, repetindo o exame a cada cinco anos se os resultados estiverem normais. Quem tem parentes de primeiro grau com hipercolesterolemia – sobretudo pai e mãe – deve verificar seus níveis mais precocemente e, em algumas situações, até mesmo na infância.
 
Como é o exame para medir o nível de colesterol?
É fundamental o jejum de, no mínimo, 12 horas para realizar o perfil lipídico, que mede o colesterol total, suas frações (HDL e LDL) e o triglicérides. Como o álcool altera a taxa de triglicérides, recomenda-se não consumir bebidas alcoólicas nos três dias que antece-dem a coleta de sangue para evitar um resultado falsamente alto.
 
As Sociedades de Cardiologia Norte-americana e Brasileira recomendam os seguintes níveis de colesterol total para indivíduos adultos:
- desejável: menor que 200 mg/dL;
- limítrofe: de 200 a 239 mg/dL;
- elevado: maior ou igual a 240 mg/dL.
 
Prevenção
Antes de comprar um produto para sua dieta, leia o rótulo e evite aqueles que têm gorduras saturadas (que podem aparecer com o nome de gordura vegetal hidrogenada ou gordura trans). Para o consumo de leite e derivados, opte pelos desnatados ou light. Quem fuma, deve rever urgentemente esse hábito, já que o cigarro agrava intensamente os efeitos danosos do colesterol.
 
É fundamental fazer exercícios físicos regulares e ter uma alimentação saudável. Prefira as carnes brancas (grelhadas e sem pele) e consuma frutas, verduras, legumes e cereais (em especial o farelo de aveia), pois esses alimentos contém fibras que ajudam a reduzir o colesterol ou diminuem sua absorção pelo intestino.
 
Peso adequado também contribui para a prevenção, embora os indivíduos magros também possam apresentar hipercolesterolemia. Os indivíduos adultos podem identificar se seu peso está adequado usando o IMC, Índice de Massa Corporal, da seguinte maneira:
IMC = peso (kg)/altura² (m).
Exemplo:
Peso = 63kg, altura = 1,65m
IMC: 63kg / 1,65 x 1,65 m = 23,14 kg/m²
 
Além do cálculo do IMC, cabe ressaltar que também é importante estimar a composição do peso. Quando há excesso de gordura corporal, o risco para o desenvolvimento de hipercolesterolemia é maior. Os métodos mais comuns para a estimativa da gordura corporal são a avaliação das dobras cutâneas, a bioimpedanciometria e a densitometria para a composição corporal.
 
Um parâmetro fácil de se obter é a medida da circunferência abdominal. Caso ela se encontre acima dos valores recomendados (homens 102 cm e mulheres = 88 cm), pode indicar maior risco de desenvolvimento de hipercolesterolemia e outras doenças associadas ao excesso de peso como diabetes.
 
Mudança de hábitos – confira dicas simples:
Fracionar a alimentação ao longo do dia: consumi-la em volumes menores e em maior número de refeições;
Aumentar o consumo de fibras: verduras, legumes, grãos integrais e leguminosas (feijão, por exemplo);
Incluir oleaginosas (nozes e amêndoas, por exemplo) como parte do padrão alimentar;
Reduzir o consumo de carnes gordas. Prefira os pescados;
Controlar o consumo de ovo (gema), fritura e café expresso;
Evitar a manteiga e os queijos amarelos e os substituir por margarina contendo fitoesteróis ou por queijos magros como cottage e ricota;
Não fumar;
Incluir a atividade física na rotina.
 
E se o colesterol não baixar mesmo com todos esses cuidados? Seu médico vai avaliar os resultados obtidos, reforçar a adequação de seus hábitos e, então, decidir sobre a necessidade do uso de medicamentos para reduzir o colesterol.