Login do usuário

Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Não se cadastrou?
Cadastre-se já!

Quem está online

No momento há 0 usuários e 9 visitantes online.

Buscar

Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar mamografia gratuita sem pedido médico
em
Programa "Mulheres de Peito" pretende auxiliar no rastreamento e prevenção do câncer de mama
 
 
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão fazer mamografia de graça e sem pedido médico, em SP.
A partir da segunda quinzena de fevereiro, as mulheres paulistas com idade entre 50 e 69 anos poderão realizar, gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), exames de mamografia no mês em que comemoram aniversário, sem a necessidade de apresentar pedido médico. Intitulado "Mulheres de Peito" o programa pioneiro tem como principal objetivo a detecção precoce do câncer de mama.
 
O atendimento estará disponível em todo o Estado, em mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais do Estado e clínicas conveniadas. Estima-se que 12 mil mamografias a mais serão feitas por mês na rede estadual de saúde. Para agendar o exame, as mulheres deverão entrar em contato com um call center no mês em que aniversariam. O serviço de agendamento entrará em operação dias antes do início do programa.
 
Neste ano serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. Mulheres nascidas em ano ímpar contarão com o benefício do Programa no ano que vem, também no mês do aniversário
 
Para agendar o exame, as mulheres deverão entrar em contato com um call center no mês em que aniversariam
 
"Não precisa ter pedido médico, basta a mulher ter essa idade, este é o protocolo, e procurar o serviço médico. A detecção rápida e precoce de qualquer neoplasia faz com que a doença tenha um prognóstico muito bom, então vai salvar muitas vidas, pegando logo no início qualquer manifestação de câncer de mama e podendo tratar. O câncer é uma doença curável, desde que diagnosticada corretamente e tratada logo no início de forma adequada", disse o governador Geraldo Alckmin no lançamento do Programa, realizado no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), na capital paulista. 
 
Critérios de agendamento
 
Para agendar a mamografia gratuita e sem apresentação de pedido médico alguns critérios devem ser seguidos. Em 2014 serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. Como a recomendação é para o mês de aniversário de cada mulher, as aniversariantes de janeiro poderão realizar os exames neste mês de fevereiro também. Mulheres nascidas em ano ímpar contarão com o benefício do Programa no ano que vem, também no mês do aniversário.
 
No entanto, mulheres que nasceram em ano ímpar e que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia poderão fazer o pedido também neste ano de 2014, pelo "Mulheres de Peito". A previsão é de que o exame seja feito no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação ter sido realizada.